sábado, 19 de fevereiro de 2011

Márcio Piancastelli: a criatividade brasileira contra a frieza germânica

Wolfsburg, Alemanha, 1976 : um designer brasileiro e seu assistente vão à matriz da fábrica em que trabalham,levar os esboços de um novo protótipo;Antes de apresentarem seus desenhos escutam de um diretor: "É bom que estes desenhos estejam em preto e branco e não coloridos, senão os demitirei;somos técnicos e não artistas".
É contra esse cenário tipicamente germânico (tão cinza quanto um Panzer), que se levanta um gênio brasileiro: Márcio Piancastelli.


Márcio Lima Piancastelli,nasceu em Belo Horizonte, MG em 1936;desde cedo admirador do
design de automóveis, em 1962 ganhou uma bolsa para estudar design de automóveis no renomado estúdio Ghia, em Turin, Itália,durante 1 ano, por ter ficado em 2° lugar no Prêmio Lúcio Meira.
Quando retorna ao Brasil, se emprega na Willys Overland; Vai trabalhar com a equipe que havia concluído a reestilização total do Aero Willys (então baseado em um vetuso modelo norte-americano de 1952); o novo carro era muito mais harmônico e belo;


                            
                                   Aero Willys 1963 -criação da equipe da qual Piancastelli fez parte




Foi para a DKW-Vemag, que produzia modelos da Auto-Union alemã sob licença;Lá trabalhou na equipe mais criativa de então, que havia lançado uns dos mais belos auto feitos no país, o DKW Fissore; o carro tinha elegantes linhas inspiradas em modelos como BMW 2002 e Fiat 1500,feita em parceria com a "carozzieire" Fissore italiana, e mecânica 2 tempos;


                                                                   DKW Fissore 1966


Nessa época,os departamentos de desenho das filiais brasileiras das montadoras, eram quase clandestinos, criações novas eram feitas as escondidas das matrizes,que permitiam no máximo um retoque de lanterna, uma nova grade,ou coisa do genero, criar um auto inteiramente novo que não fosse pela matriz,era quase um crime.Porém foi nessa época que surgiram os maiores estilistas de autos de nosso pais, que deram mostras de sua criatividade muito além dos colegas das matrizes;


Com a venda da Vemag para a Volkswagen em 1967, Piancastelli foi parar na fábrica da Via Anchieta km 23,5, e ali criou seus filhos mais famosos (um deles considerado o VW mais belo de todos os tempos) juntamente com seu colaborador, José Vicente Martins, o Jota.
Assim que chega a VW,recebe do então presidente Rudolf Leiding, a tarefa de adaptar um modelo já existente na Alemanha para os padrões brasileiros;mas a mente criativa de Piancastelli inova, e ao invés de fazer apenas uma "perfumaria" no 1600 notback alemão, cria, a partir de uma Variant cortada, um fastback de linhas muito mais harmoniosas que o original, e nasce o 1600 TL; Leiding ficou tão empolgado com o novo carro,que sacou seu próprio talão de cheque e deu uma gratificação a equipe de Piancastelli, algo raríssimo na época;
                                        
                                                                VW 1600 TL 1971


No ínício de  1970, recebe um pedido de Leiding: criar um carro espaçoso,de linhas modernas,que fizesse frente a moderna concorrência (coisa que o Fusca não conseguiria) e que usasse a tradicional mecânica VW a ar;
Além disso: um esportivo que recuperasse o fôlego que o Karmann Ghia havia perdido para rivais como o Puma, que utilizava a mecânica do próprio KG e carroceria de fibra de vidro;
Piancastelli e equipe criam primeiramente o KG TC, com linhas inspiradas no Porsche 911 e lançado ainda em 1970


                                
                                                                 Karmann Ghia TC 1970


O TC era um belo veículo, mas ainda não satisfazia a VW, assim Piancastelli e equipe começam a trabalhar dois projetos em paralelo. no ano de 1972, nascia enfim um esportivo capaz de bater o Puma ; em duas versões de motorização, uma com motor 1600 e carburação simples(denomindada de SP-1 em homenagem ao estado de São Paulo e que não vingou devido ao baixo desempenho) e outra com motor 1700 e carburação dupla (batizada de SP-2 e que acabou vingando).
O carro é até hoje considerado o mais belo VW de todos os tempos, despertou inveja na matriz; o sindicato de trabalhadores alemão quiz brecar o projeto(fato que conseguiram anos mais tarde para o substituto do SP 2, o SP3 com motor de Passat e para a Brasilia com o mesmo motor);Atualmente o modelo está no museu da VW na Alemanha e é o único a estar lá não criado pela equipe de designers alemães.


                                                                  
                                           VW SP-2 1972 : o mais belo VW de todos os tempos


O projeto do carro médio e espaçoso com mecânica a ar seguia; Piancastelli fez 40 esboços; pensou na plataforma do Fusca, mas essa era demasiadamente curta; a solução foi usar a da Variant. Com desenho que seguia a tendência iniciada com o Austin Mini de Alec Issigonis, nascia em 1973, o VW Brasília


                                                       Piancastelli e um "mocap" da Brasília


De cara o carro foi um sucesso: linhas agradáveis,a mecânica confiável a ar tradicional, espaço interno considerável, apesar do tamanho "pequeno" do veículo.



Piancastelli participou ainda, da criação de outro sucesso VW: O Gol,lançado em 1980 e carro mais vendido no país desde 1987; Além disso ajudou a criar, até sua aposentadoria do ramo, em 1992, os VWs Parati, Voyage,Saveiro,Logus,Pointer, novo Santana (lançado em 1991) e a chamada "segunda geração" do Gol,lançada em 1994.
Atualmente, Piancastelli desenha para o ramo de eletrodomésticos,mas sua contribuição para a indústria automotiva é eterna!


                                 Piancastelli(2° da esquerda p/direita) e sua equipe na VW


acesse aqui para ver a entrevista de Piancastelli a jornalista Sandra Riva

Um comentário:

Wagner Zoriki disse...

Tive o grande prazer de conhecer este admirável ser humano, Sr. Márcio Piancastelli, e apesar do pouco tempo de convívio posso dizer que me sinto um privilegiado. Um grande abraço ao Sr. Márcio e parabéns pela iniciativa Celso!