Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo),fins dos anos 1940 : Os graduandos do curso de engenharia mecânica, entregam seus projetos de conclusão de curso : um guindaste.Um deles porém, tinha um ideal,e entrega o projeto de um pequeno veículo bicilindríco, que batizara de Tião;Ao ver o professor olha para ele e diz: "Carro no Brasil,não se projeta ou fabrica,Gurgel,se compra".
Gurgel ao volante do protótipo "Bastião" em 1966
João Conrado do Amaral Gurgel, o homem que pensava além de seu tempo, nasceu em Franca,interior de São Paulo em 26 de março de 1926;
Formou-se em engenharia mecânica e se pós graduou no General Motors Institute nos EUA, lá trabalhou para as divisões Buick e GMC (caminhões); ao retornar para o Brasil, se emprega na Ford; muitos se contentariam em passar a vida trabalhando para uma dessas grandes montadoras, mas o espírito de Gurgel queria mais;ser o primeiro a fabricar um automóvel 100% nacional. em 1958 cria a Moplast Moldagem de Plásticos, o embrião do que viria a ser sua maior realização no futuro : seus carros de carroceria em "Plasteel" (uma liga de aço e plástico). em 1965 lança uma linha de mini-carros, que a principio visaria ao publico infantil, batizada de "Karmann-Gurgel"
"Karmann-Ghia Gurgel" 1965
Em 1965 ainda, testa o protótipo de um carro popular, de baixo custo e fácil manutenção (coisa que só viria concretizar 20 anos mais tarde)
Gurgel ao volante do chassis do protótipo em1965
Protótipo de carro de baixo custo em 1965
Chassis do protótipo de 1965 com refrigeração a água
Mas em 1966 surge o primeiro veiculo com a marca Gurgel, o buggy Ipanema. Usava mecânica e chassis
do VW Karmann-Ghia,comprados pela Mecan ( a concessionária VW de propriedade de Gurgel), e montados num pequeno galpão na R do Cursino,2499 zona sul de São Paulo; O carro tinha linhas tão elegantes que foi elogiado por ninguém menos que Nucio Bertone (designer automotivo italiano, criador de
inúmeros carros imortais),quando este veio a São Paulo, para um concurso automotivo.
Gurgel Ipanema / Enseada 1966
De 1966 a 1968, a linha de montagem segue a plena carga, mas o galpão de Santo Amaro se torna pequeno
para os sonhos de Gurgel, e em 1969, é construida em Rio Claro,interior de São Paulo, a fábrica da GURGEL Motores S/A.
Em 1970 lança o Bugato,também com mecânica VW a ar, um buggy avaliado na época como "todo terreno", e embrião para sua famosa linha de jipes que viriam a seguir
Gurgel Bugato 1970
(Dentre as inúmeras inovações que pensa ou criava, Gurgel achava que os circuitos elétricos do carro, poderiam um dia serem impressos na carroceria de plástico do carro,como uma imensa placa de circuito
integrado,e isso em 1966!!).
Em 1972,lança o Xavante, e com ele a saga de seus jipes versáteis, (que contaria com X-12, X12TR e o Tocantins e Carajás, esse com mecânica VW a água), sempre com a mecânica VW a ar; seus jipes foram vendidos aos Exércitos de Brasil,Israel, Costa Rica e Panamá entre outros.
Gurgel Xavante 1972 (teste revista 4 Rodas)
Em meio a primeira crise do petróleo, Gurgel cria o primeiro veiculo elétrico do Hemisfério Sul: o Itaipu, com
autonomia para 2 horas de funcionamento a uma velocidade de 60 km/h (tecnologia que hoje,37 anos depois
alguns "empresários" querem trazer da Índia)
Matéria sobre o Itaipú
Gurgel tinha no inicio dos anos 80, uma bem sucedida indústria de veículos utilitários e poderia ter se contentado com isso, mas novamente o gênio não se acomodou e em 1987, lança o seu grande sonho, um veículo 100% nacional, que a principio batizado de CENA (Carro Econômico Nacional), para depois ser chamado de Gurgel BR-800. Para tornar o projeto acessível, Gurgel usou medidas e componentes já fabricados anteriormente (os pistões tinham o mesmo curso e diâmetro dos usados no Fusca e a caixa de câmbio fabricada pela Clark, era a mesma usada no Chevette 1.4 dos anos 70), fato que seus críticos costumam usar
para desdenhar do projeto, mas o carro podia ser comprado por US$ 2.500,despertando irritação nas grandes montadoras,em especial na VW,sua parceira de longa data.
O CENA em reportagem da 4 Rodas 08/1987 : aprovado
O novo motor, bicilindríco, de 800cm³ refrigerado a água foi batizado de Engetron, era de manutenção
simples e confiável.Para captar recursos, Gurgel lança uma campanha: quem comprasse o carrinho, gahnaria
ações da fábrica (numa propaganda, Gurgel aparece ao lado do BR 800 com a frase: se Henry Ford lhe
convidasse para ser sócio aceitaria?)
Gurgel BR-800 SL 1992
O Brasil do ínicio dos anos 90 vivia uma transição política;tinhamos um presidente eleito pelo voto popular, pela 1°vez em 30 anos.Mas o que se sucedeu nos anos seguintes todos nós sabemos o desfecho;
Gurgel confiou em políticos desonestos (quase pleonasmo) e assinou dois acordos de intenções com os governos de SP e Ceará ( no Nordeste ficaria a fábrica de motores), fez empréstimo, comprou maquinários modernos, mas de uma hora para outra, aqueles que deveria ter caráter não honraram suas promessas, e
se retiraram dos acordos. Gurgel se viu com uma divida enorme, sem as fábricas que abrigariam seus maquinários modernos. Lutou até o fim, (ele mesmo foi montar as últimas unidades) mas a mediocridade venceu a genialidade e Gurgel foi a falência em 1994.Passou seus últimos anos debilitado pelo Mal de
Alzheimer, e faleceu em 30 de janeiro de 2009. Sua fábrica foi leiloada e se transformou um pequeno parque industrial.Em 2004, um "empresário", se aproveitando do descaso de nossos poderes,adquiriu a marca Gurgel Motores junto ao INPI por míseros R$ 850,00 ( e contra a vontade dos herdeiros de Gurgel) e usa o nome outrora respeitado,para trazer triciclos chineses.O professor tinha razão Gurgel, carro nesse país não se ousa fazer mestre,não se ousa...
Assistam também ao documentário "Sonhos Enferrujam" feito pelos alunos da ECA/USP em 2004
"Sonhos Enferrujam" 1°parte
Fábrica Gurgel,antes e depois da falência
X-12 Tocantins
Gurgel XEF
Um comentário:
Até hoje pode-se considerar o projeto do automóvel popular da Gurgel uma referência em qualidade, mesmo comparando com os modelos atuais com sistemas eletrônicos e acabamentos mais sofisticados.
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