Dante nasceu em Roma, no dia 3 de janeiro de 1905 (porém era de origem piemontesa,de Nieve; seu pai estava a serviço militar na capital italiana, quando Dante nasceu).
Se graduou em engenharia mecânica na Escola Politécnica de Turin em 1927, e após um ano de serviço militar (obrigatório na Itália na época), entra na FIAT em 1928. A príncípio, Dante trabalha na divisão de veículos militares e de motores para aviação (sim ,a FIAT já fabricou tanques, veiculos de transporte, aviões,metralhadoras e até motores de submarino para as Forças Armadas italianas),o conhecimento em aeronáutica,seria seu grande trunfo no futuro, na criação de seus automóveis.Um ano depois, devido a seu empenho e dedicação, desperta a atenção de Tranquilo Zerbi, chefe das divisões militares e de competições da FIAT. Zerbi o leva para a divisão de veiculos comerciais e a Diesel, mas logo a genialidade de Dante e sua "buona fortuna", o colocam no projeto mais importante : o desenvolvimento de um novo carro que pudesse ser adquirido a um baixo custo. Com a saída de Oreste Lardone, chefe de engenharia automotiva,em 1936, coube a Dante desenvolver o projeto sozinho, e assim nascia,em 1937, sua primeira obra prima, o Fiat Topolino.
Dante Giacosa e seu Fiat Topolino
Fiat Topolino 1937
Fiat Topolino Conversível 1954
O Fiat 500 surge em 1955 em substituição ao lendário Topolino, e era tão inovador quanto
seu antecessor tinha sido em 1937. Possuia motores de 499cm³ inicialmente e refrigeração a ar, (algo que VW Fusca e Renault 4CV também usavam); O carrinho se tornou um icone pop;
Ídolos italianos como Sophia Loren e Marcello Mastroianni possuiam um, foi astro de inúmeros filmes italianos (e alguns estrangeiros) nos anos 60 e 70, gerou uma família inteira de novos veículos como o 600 Giardineta, ganhou versões de rally com preparação de Carlo Abarth .Teve vida tão longeva quando seu antecessor e foi produzido até 1975.
Fiat 500 L 1970
Os carros de Dante eram frutos exclusivamente de seu lápis e sua régua de cálculo;mesmo com novas tecnologias surgindo, preferia as velhas ferramentas, dizia "o computador reprime a criatividade, consegue verificar resultados rapidamente, mas não os prevê". Dante desenhava absolutamente tudo,inclusive o motor, partindo apenas de uma folha em branco.
Todos os grandes sucessos que fizeram a FIAT se tornar uma gigante, sairam de sua mente criativa;
Dante e seus filhos mais famosos :Topolino e 500
Dante e um "mocap" do Fiat 1400
O 508 C Balilia de 1937, o 1400 de 1957,o 850 de 1964, o 124 de 1966, são filhos do genial Dante, que se aposentou em 1971. O mestre se dedicou então a criar novos gênios, escrevendo livros que são referência para a área até os dias atuais e lecionando na universidade onde se graduou. Dante Giacosa faleceu aos 91 anos de idade, lúcido e ativo, em Turin no ano de 1996.
Segundo Paolo Cantarella, ex presidente da FIAT nos anos 90, Giacosa " Fez da FIAT o que hoje ela é". Grazie maestro,grazie mille
Nenhum comentário:
Postar um comentário