quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dante Giacosa : il imperatore

Se a FIAT foi criada em 1889 por Giovanni Agnelli, e até os anos 30 era uma indústria de automóveis média na Europa, se tornou o império que conhecemos hoje, por causa de um nome : Dante Giacosa.
Dante nasceu em Roma, no dia 3 de janeiro de 1905 (porém era de origem piemontesa,de Nieve; seu pai estava a serviço militar na capital italiana, quando Dante nasceu).
Se graduou em engenharia mecânica na Escola Politécnica de Turin em 1927, e após um ano de serviço militar (obrigatório na Itália na época), entra na FIAT em 1928. A príncípio, Dante trabalha na divisão de veículos militares e de motores para aviação (sim ,a FIAT já fabricou tanques, veiculos de transporte, aviões,metralhadoras e até motores de submarino para as Forças Armadas italianas),o conhecimento em aeronáutica,seria seu grande trunfo no futuro, na criação de seus automóveis.Um ano depois, devido a seu empenho e dedicação, desperta a atenção de Tranquilo Zerbi, chefe das divisões militares e de competições da FIAT. Zerbi o leva para a divisão de veiculos comerciais e a Diesel, mas logo a genialidade de Dante e sua "buona fortuna", o colocam no projeto mais importante : o desenvolvimento de um novo carro que pudesse ser adquirido a um baixo custo. Com a saída de Oreste Lardone, chefe de engenharia automotiva,em 1936, coube a Dante desenvolver o projeto sozinho, e assim nascia,em 1937, sua primeira obra prima, o Fiat Topolino.
                                                    Dante Giacosa e seu Fiat Topolino
Fiat Topolino 1937

O Topolino era um carro totalmente inovador, com suspensão semi-elíptica, numa época em que a maioria esmagadora usava barras de torção (como o Fusca); o radiador estava atrás do motor, o que permitia um perfil dianteiro baixo e mais aerodinâmico ( um dos trunfos de Dante lembram?) o motor possuia 600cm³, com comando de válvula lateral.. Foi um sucesso imediato, responsável por motorizar  toda a nação italiana; sobreviveu a II Guerra, e ficou em produção até 1955, quando Dante  criaria seu filho mais famoso.
                                                         Fiat Topolino Conversível 1954


O Fiat 500 surge em 1955 em substituição ao lendário Topolino, e era tão inovador quanto
seu antecessor tinha sido em 1937. Possuia motores de 499cm³ inicialmente e refrigeração a ar, (algo que VW Fusca e Renault 4CV também usavam); O carrinho se tornou um icone pop;
Ídolos italianos como Sophia Loren e Marcello Mastroianni possuiam um, foi astro de inúmeros filmes italianos (e alguns estrangeiros) nos anos 60 e 70, gerou uma família inteira de novos veículos como o 600 Giardineta, ganhou versões de rally com preparação de Carlo Abarth .Teve vida tão longeva quando seu antecessor e foi produzido até 1975.


                                                                   Fiat 500 L 1970


Os carros de Dante eram frutos exclusivamente de seu lápis e sua régua de cálculo;mesmo com novas tecnologias surgindo, preferia as velhas ferramentas, dizia "o computador reprime a criatividade, consegue verificar resultados rapidamente, mas não os prevê". Dante desenhava absolutamente tudo,inclusive o motor, partindo apenas de uma folha em branco.
Todos os grandes sucessos que fizeram a FIAT se tornar uma gigante, sairam de sua mente criativa;
                                       Dante e seus filhos mais famosos :Topolino e 500


Dante e um "mocap" do Fiat 1400


O 508 C Balilia de 1937, o 1400 de 1957,o 850 de 1964, o 124 de 1966, são filhos do genial Dante, que se aposentou em 1971. O mestre se dedicou então a criar novos gênios, escrevendo livros que são referência para a área até os dias atuais e lecionando na universidade onde se graduou. Dante Giacosa faleceu aos 91 anos de idade, lúcido e ativo, em Turin no ano de 1996.
Segundo Paolo Cantarella, ex presidente da FIAT nos anos 90, Giacosa " Fez da FIAT o que hoje ela é". Grazie maestro,grazie mille


                      

Nenhum comentário: