total extinção hoje em dia:homens que criavam carros por paixão e por inspiração, não por modismo..Era conhecido como Carroll Shelby;
Shelby nasceu em 11 de janeiro de 1923 na pequena cidade de Leesburg no Texas, EUA;
Filho de fazendeiro, Shelby teve uma infância marcada por uma saude extremamente debilitada, devido a um problema no coração;Aos 14 anos sua saúde tem uma melhora,(mas o problema cardíaco o acompanhou a vida toda, o obrigando a tomar pílulas de nitroglicerina para poder correr,e a fazer um transplante de coração em 1980 e um de rim em 1996);
Shelby poderia ter se acomodado, aceitado sua condição de saúde e ter levado uma vida sem grandes espectativas; Mas como não poderia ajudar na rotina diária pesada da fazenda, decidiu se dedicar a estudar sobre as máquinas agricolas e motores como forma de ajudar seu pai, e então o vírus da mecânica o infectou;
Aprendeu a dirigir em um Willys 1940, mesmo ano que terminou sua graduação colegial; Se matricula na Escola de Tecnologia da Georgia, no curso de Engenharia Aeronáutica;Mas os EUA entram na 2° Guerra e Carroll é convocado para a Força Aérea, e lá foi piloto e instrutor,se tornando sargento-piloto.
Termina a Guerra, e Shellby permanece por um tempo na Inglaterra;como plioto de aviação, acaba tendo contato com seus colegas da RAF inglesa,muitos eram pilotos de corrida antes da guerra e Shellby se apaixona por este mundo;Assim começa a competir, guiando Allard, Aston Martin e Maserati; Em meados de 1955, conhece Donald Healey e,seu Austin Healey A-100, e com um desses especialmente modificado por Donald, bate 16 recordes em pistas nos EUA;Em 1959 vence, juntamente com Roy Salvatori as 24 Hs de Le Mans, pilotando um Aston Martin DBR-1;
Aston Martin DBR-1 1959, com o qual Shelby vence as 24 hs de LeMans daquele ano
Entre 1958 e 1959, Shelby pilota na F-1, pela Scuderia Centro-Sud (com Maserati 250F) e pela David Brown Corporation (equipe de fábrica da Aston Martin, com o modelo DBR4/250)
Shelby em seus tempos de F-1
o raro Aston-Martin DBR4/250 de F-1 usado por Shelby em 1959
Mas ao final de 1959, seu coração volta a preocupar e obriga Shelby a se despedir das pistas em outubro;Volta aos EUA e abre uma escola de pilotagem...Mas sua ligação com o Reino Unido sempre foi forte, e assim solicita a licença de importação aos EUA,dos carros feitos pela AC Motors da Inglaterra;Ali seria o começo da parceira que levaria a criação de um mito.....
Shelby e dois AC Ace 1964.....
A AC lançara um esportivo de 2 lugares conversível, tipo "roadster"(configuração que tinha os MGB e o Truimph Spitfire como modelos mais populares nos EUA;ambos eram dotados de pequenos e velozes motores 1600cc, mais que nem de longe eram o que os americanos apreciavam em matéria de motores),o AC Ace;O Ace tinha linhas elegantes e muito mais harmônicas que seus concorrentes,porém tinha um ponto fraco(asmático na verdade): seu motor Bristol de 6 cilindros,que apesar do tamanho, não era páreo para outros iguais como o 6 cilindros Rolls Royce que equipava o Austin Healey 3000;Shelby sentiu o impacto nas vendas... o carro agradava aos olhos mas não ao pé direito;Shelby também era distribuidor Ford e tinha um bom relacionamento com a fábrica;Seus recém lançados Mustang vendiam como pão quente, e tinham entre outros atrativos,um motor de 289 pol³ V8.. Shelby tem uma idéia que revolucionaria tudo: " E se colocar um motor desses no AC?"após alguns contatos, um lote de motores 289 V8 chega a fazenda de Shelby no Texas; são colocados nos AC vindos da Inglaterra e assim nascia o AC Shelby Cobra...
AC Shelby Cobra 427 1967(equipado com o mesmo motor do Mustang GT 500)
O carro supera todas as espectativas: é belo e rápido como um velocista de fundo;As linhas curtas e musculosas eram um contraste com outros roadster ingleses como o Jaguar E-Type e o Austin Healey 3000...
Shelby então tem outras idéias iguais envolvendo o Mustang, e nasce os Shelby Mustang GT 350 e GT500
Mustang Shelby GT 350 1966
Mustang Shelby GT 500 1967
Comercial do GT 5001967 com Carroll Shelby
O motor 427pol³ do Mustang GT 500 foi colocado no AC, nascendo assim o Cobra 427,( o modelo com placas britânicas GTM 777F foi durante anos o carro de série mais rápido do mundo!)
Shelby criaria ainda o Shelby Cobra Daytona, um AC Cobra coupé, que ganharia a Daytona 500 em 1964,
Sua parceria mais sólida e duradoura sem dúvida foi com a Ford; em 1965 quando a mesma queria criar um modelo para desbancar a Ferrari P4 em LeMans, chamou Shelby, que com a ajuda da Lola Cars da Inglaterra, criou outra lenda,o Ford GT 40
Outra criação de Shelby: o Ford GT 40
Shelby criou modelos também para Oldsmobile e Dodge, e para esta outra lenda nasceu: o Dodge Viper;Nos anos 90 criara ainda o Series 1; um conversível com linhas inspiradas no Shelby Daytona dos anos 60 e motor Oldsmobile 4.0 L Aurora V8, numa tentativa da GM de dar novo ânimo a sua combalida divisão(que acabou sendo extinta)
Apenas 249 unidades foram feitas,todas em 1999;Shelby ainda contribuiria no projeto do Ford Shelby GR-1 de 2005 e na nova versão do GT 40,batizada apenas de Ford GT;Shelby não foi só um grande engenheiro e criador das maiores lendas do mundo automobilistico, foi também um ser humano de caráter: criou a Carroll Shelby Children Foundation, destinada a pagar tratamentos médicos para crianças com problemas cardíacos, mas que não podem arcar com os custos médicos.
E aos 89 anos, a pneumonia levou o texano lutador, que superou suas limitações de saúde e nos deixou um legado a seguir
Obrigado mestre!
2 comentários:
Marcou época unindo a leveza dos roadsters ingleses com a força bruta típica dos muscle-cars. Fez um bom trabalho com a Ford e a Dodge, das big-three só faltou mexer com Chevy...
A sucursal espanhola da David Brown Gear Systems acabou sendo incorporada pela Barreiros Diesel, que produzia os Dodge Dart na Espanha...
Postar um comentário