Herbert Austin nasceu em Little Missenden,Buckinghamshire, Inglaterra, em 8 de novembro de 1866, filho de um fazendeiro. Gilles Stevens Austin; estudou arquitetura na Rotherhan School, e em 1884 se mudou para a Austrália;Lá trabalha na Mephan Ferguson, empresa que fazia máquinas agrícolas;após 2 anos a empresa passa a fabricar motores Crossley;mais tarde, empregou-se na Longlands Foundry Company em Melbourne, fabricante de locomotivas.
Em Melbourne se casa com Helen Dron, em 1887 e com ela tem 3 filhos (2 mulheres e 1 homem, que viria a morrer no front francês durante a 1°Guerra);
A ultima empresa que passou em terras australianas foi uma subsidiária da Wolseley inglesa,fundada por Sir Frederick Wolseley, empresa que na época produzia equipamentos para tosquia de ovelhas...
Austin começou a perceber que as grandes distâncias da ilha continental demandavam muito tempo para entregas e geravam muitas perdas. Essas distâncias seriam encurtadas se tivessem veículos a motor; dois anos antes, na Alemanha, Karl Benz lançara seu triciclo,que ficou registrado como o 1° automóvel do mundo.... Austin então fora infectado pelo fascínio aos automotores;Sir Wolseley o chama para gerenciar uma fábrica em Birmingham, Inglaterra.
Mas o chegar, Austin não se importa com máquinas de tosa e sim com a idéia de construir um automóvel inglês; e finalmente ele surge em 1895: o Wolseley Autocar
Wolseley Autocar 1895
Seu estimulo então aumenta, passa cada vez mais tempo dedicado a criar automóveis e em 1900 ganha um prêmio por criar um carro com 4 rodas e motor monocilíndrico
Austin convence sir Wolseley que o automóvel era algo que havia chegado para ficar e revolucionar o mundo, e assim em 1901 é fundada a Wolseley Tools and Motor Car Company.
Sob sua direção, os automóveis Wolseley ganham renome mundial; Mas algo inquietava Austin, apesar do sucesso, e assim para surpresa de Sir Wolseley, Austin se demite em 1905 planejando algo maior, criar sua própria fábrica
Após muito tempo procurando um local apropriado,Austin encontra um terreno de topografia extranha,abandonado quase, as margens do rio Rea, em Birmingham.
Ao lado da estrada de ferro Great Western,em um local denominado Longbridge (devido a extensa ponte sobre o rio),o terreno custava £10.000 que após intensas negociações caiu para £7.700...E assim, com o nome herdado daquele local desprezado, nascia a mitológica fábrica da Austin em Longbridge;
O primeiro veiculo a ganhar as ruas foi o Endcliffe Phaeton, em 1906, custando £850
Endcliffe Phaeton 1906
Sob seu comando, A Austin produziria em seu 1° ano 120 carros, com uma mão de obra artesanal; este feito se deveu ao fato de Austin ser um engenheiro qualificado,grande desenhista e estrategista de marketing.Em fevereiro de 1914, a companhia passa a ter parte do capital vindo do Tesouro Britânico, prorporcionando a produção de 1000 carros anuais e 2000 funcionários empregados;Mas em agosto vem a Guerra,Austin vê seus carros darem lugar a armamentos e o tenebroso conflito levar a vida de seu filho.
Durante a guerra, a Austin produziu 1000 caminhões,2000 aviões,ambulâncias,geradores,
holofotes e carros blindados;contava então com 20.000 funcionários, a grande maioria mulheres.Em 1917 por sua contribuição ao país, Austin ganha a Ordem do Império Britânico e passa a usar o titulo de Sir.Ao final da 1°Guerra, todos os contratos com o governo são cancelados, deixando a Austin com muitos funcionários mas pouco a produzir... voltam os carros e o primeiro deles é o Austin 20 HP .
Austin 20 HP Vitesse 1920
A essa época, os carros eram máquinas complexas de se guiar: partidas dadas por manivelas que giravam diretamente o virebrequim, freios a varão acionados manualmente e complexos sistemas de acionamento de marchas ( o Ford T por exemplo tinha 3 avalancas para passagem de marchas de acordo com o tempo de aceleração!);novidades como partida elétrica eram raras e só alguns modelos de luxo possuiam (na verdade, um só, o Cadillac V-12 com partida desenvolvida pela Delco, que na época fazia caixas registradoras!),transmissões com correntes, de manutenção dispendiosa... Austin pensa em algo mais simples de se guiar, algo que chamaria a atenção do grande público, que despertaria nas pessoas o desejo de guiar e que fosse a um custo acessível.
Desenvolve um sistema de engate com o que viriamos a conhecer como "embreagem" e câmbios, com engrenagens que se movimentavam com o acionamento de uma única avalanca;Freios com sapatas dentro de tambores, acionados por pedais que pressionavam um fluido hidráulico; adquire a licença da Delco para fabricar motores de arranque;porém para partida elétrica e acionamento de faróis(que antes eram acionados por mecanismos de corda, como relógios ou elementos inflamáveis), era preciso criar energia e depois acumular em algo: a solução vem dos dínamos usados na Guerra para gerar eletricidade e de baterias com solução ácida para armazenar energia através de reação química... E tudo isso teria que ser colocado em algo barato! E foi.... nascendo o primeiro automóvel popular de fato e que podia ser guiado e usado com confiança: O Austin Seven
O lendário Austin Seven
O Seven ganha as ruas em 1922 e torna-se um sucesso;290 mil unidades dele foram produzidas;Várias fábricas pelo mundo o fabricaram sob licença (incluindo uma pequena fábrica alemã, na Bavária, que antes fabricava motores de avião e com o Seven faz seu 1° carro : a BMW, e uma japonesa que viria a ser conhecida como Nissan);
Viveu de 1922 a 1939, sendo substituido pelo Austin 8, porém sua mecânica era tão confiável que continuou a ser usada anos depois da 2° Guerra - dela nasceu um pequeno esportivo denominado LOTUS....
Seu motor era um 4cilindros, de 747 cc e 10,5 HP, com cabeçote de alumínio e lubrificação com cárter; válvulas com comando lateral e partida elétrica (a partir de 1923);Os primeiros modelos usavam magnetos para a ignição, sendo substituidos por bobinas em 1928; em 1933 ganha um câmbio com 4 marchas mais a ré;
Em 1936,Austin ganha o titulo de Barão;Tinha 69 anos e a saúde já abalada...em 1938 entra na Austin, Leonard Lord. Lord teria papel decisivo no futuro para a indústria automotiva britânica, tanto para o sucesso quanto para seu fracasso.
Austin ainda adquiriria de seu ex-patrão Frederick, a Wolseley, antes de partir desse mundo, aos 74 anos de idade, em 1941
O funeral de Austin, saindo pelo lendário, Portão K de Longbridge, em 1941
Lord então assume a presidência da Austin e em 1952, funde-se com a Morris Motor Company, criando a gigante BMC- British Motor Company-gigante essa com pés de barro... viriam os lendários Austin 40,90,FX-4 e o Mini, os Máxi e 1800 e a nefasta fusão com a Leyland, formando a British Leyland, em 1968; veio a bancarrota em 1975, a estatização e a venda para a British Aeroespatiale em 1980, nascendo assim a Austin Rover.... a industria automobilistica britânica jamais se recuperou; o úlitmo carro com o emblema Austin saiu de Longbridge em 1989; o úlitmo com o nome Rover cruzou o Portão K em 2004.... o que sobrou do sonho de Austin, foi arrematado por chineses em 2005 e esses sem respeito a memória ou a grandeza do que ela foi um dia, demoliram Longbridge, num triste epílogo do que um dia foi o sonho de Sir Herbert Austin
A demolição de Longbridge,em 2007; o mesmo portão K por onde Hebert Austin iniciou seu sonho, findou o mito tristemente
Nenhum comentário:
Postar um comentário