Healey nasceu em Perranporth,região da Cornuália, Inglaterra em 3 de julho de 1898;Desde pequeno, se interessava por mecânica, mas especialmente pela aeronáutica;Após terminar a escola técnica, se empregou na Sophwith Aviation Company; nos aredores do mítico aerodromo e pista de corrida de Brooklands
Donald Healey
Quando a 1° Guerra estoura, Healey se alista no Royal Flying Corps ( embrião da RAF) e se torna piloto em 1916;Abatido por artilharia anti-aérea, foi considerado inválido para o RFC com apenas 18 anos; Retorna para Perranporth e decide cursar engenharia automotiva por correspondência!
Engenheiro,piloto de avião e de rally, empresário; foram muitas as faces desse gênio, que em 1931 vence o Rally de Monte Carlo, pilotando um Invicta 4,5 litros
Invicta 4 1/2 Litre pilotado por Healey em 1931
Em 1932,pilotando o mesmo Invicta, bate o record do Brighton Speed Trials, fazendo a corrida de meia milha em impressionantes 28,8 segundos!
A reputação como piloto e engenheiro o fizeram, em 1931, se tornar gerente geral da Triumph Motor Company, e durante a 2° Guerra Mundial, a produzir carburadores para aviões
Em 1945, fundou num velho galpão da RAF em Warwick, a Donald Healey Motor Company, dedicado a preparar pequenos esportivos; Em 1949 fecha uma parceria com a Nash, e começa a saga de seus esportivos com o Nash-Healey
Nash Healey 1951
O carro tinha a carroceria feita na Inglaterra por Healey e o motor 6 cil do Nash Ambassador, uma combinação que criou um dos esportivos americanos mais belos;
Em 1952, se associa a Austin e forma uma das mais longas e bem sucedidas parcerias da história do automóvel, a Austin-Healey
Sobre este nome, nasceram alguns dos maiores esportivos britânicos de todos os tempos
O início da lenda: Healey (ao volante) e Leonard Lord, CEO da BMC a bordo do Austin Healey 100, no salão de Londres em 1952
Austin Healey 100
O Healey 100 era um esportivo espetacular de se guiar; utilizando uma carroceria leve de aluminio e a mecânica do Austin A 40, possuia um belo acerto,se tornando o preferido de muitos pilotos que começavam a competir; Em 1958 surge o Austin Healey Sprint, que utilizava mecânica do A90 e era montado na fábrica da MG em Abingdon;
Austin Healey Sprint 1965
Austin Healey Sprint, com a curiosa disposição dos faróis dianteiros, que lhe rendeu o apelido de ''Frog Eye" - Olhos de Sapo
A dinastia dos Austin Healey se encerraria com aquele que seria, para muitos admiradores, a melhor criação de Healey : o 3000.
O Austin Healey 3000, contava com um colossal motor 6 cil fabricado pela Rolls Royce e utilizado no Silver Wraith dos anos 50;
Austin Healey 3000 MKIII 1967
Mas o fim dos anos 60 marca o início da mediocridade que levaria a industria britânica de automóveis a falência, e com a criação da BL (British Leyland), a parceira Austin e Healey é desfeita;
Donald se alinha a empresa fundada pelos irmãos Alan e Richard Jensen ,a Jensen Motors e dela se torna presidente, nascia assim o Jensen Healey:
Jensen Healey 1973
O Jensen Healey podia vir com diversas opções de motorização, que incluiu propulsores da BMW, o Vauxhall 2.3 L, o da Lotus utilizado no 907 com 1.9 L; mas a combinação mais brutal vinha com o Ford Cologne V6 usado no Capri e transmissão Chrysler vinda do Sumbeam Rapier; Ficou em produção até 1976, e desde então nenhum outro carro ostentou o nome Healey;
Donald Healey morreu aos 89 anos de idade, na mesma cidadezinha em que nasceu, em 1989; Seu filho Geoffrey se encarregou de manter viva a memória do pai, escrevendo livros e criando um memorial na propriedade do pai em Trebah, Cornuália;
Cada vez mais o mundo se ressente de gênios como Donald Healey, capaz de criar fórmulas simples, como era sua personalidade, mais divinas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário