David Brown nasceu em 10 de maio de 1904, em Huddersfield,no condado de Yorksire,Inglaterra;sua família era proprietária da David Brown Gear Company , da qual se tornou diretor em 1931 após a morte de seu tio Percy.
Sir David Brown
Em 1939,Brown começou a fabricar tratores em parceria com Harry Ferguson;Durante a 2° Guerra, sua empresa fabricou equipamentos para a Royal Air Force e Royal Army; fornecia tratores para uso militar,reconhecidos por sua força e robustez (em 1972 durante uma crise financeira, Brown vendeu sua divisão de tratores, que foi rebatizada de Case e hoje é parte do grupo FIAT)
Mas a paixão de Sir David recaiu sobre os automóveis;no final de 1946 adquiriu a Lagonda Cars, fundada por Wilbur Gunn; A Lagonda era uma marca de luxo,seus carros competiam em status com Bentley e Rolls Royce.Mas sua aquisição mais importante foi em 1947;Numa manhã qualquer desse ano, Brown lia sua edição do The Times, quando na seção de classificados vê o seguinte anúncio: "Vendo pequena fábrica de automóveis, baixa produção,modo artesanal, preço: £52,500). E assim por míseras 52 mil libras,Brown comprara um mito: a Aston Martin;
Brown une as duas fábricas e assim nasce a Aston Martin Lagonda LTD;
Lagonda 2-Litre 1931
Lagonda Cabrio 1937
Aston Martin 2 Litre Super Sport 1937
A Lagonda manteria seu padrão de divisão de luxo e a Aston Martin seria o braço esportivo; Seus modelos seriam batizados pelo número do projeto e das iniciais de seu novo dono: DB
o primeiro é o Aston Martin DB 1 de 1950
Aston Martin DB 1 1950
Este inicia uma dinastia, que dentre outros conta com o DB3 (versão de corrida vencedora de LeMans),e a DB4 lançada em 1958;
Aston Martin DB2 1956
Aston Martin DB3 S 1955
Aston Martin DB 4 1958
o DB4 era um automóvel fantástico; seu motor era um 6 cil 3.4L, derivado do DB3 S de corrida e preparado por Tadek Marek.em 1963 é lançada a versão DB4 GT para as pistas, que foi sucesso de imediato;Lhe valeu uma versão de uso "civil",que se tornaria o Aston mais famoso de toda a história. o DB5...
Aston Martin DB5 1963
o DB5 tornou -se um icone;sua imagem se imortalizou graças a uma escolha feita para o cinema: ser o carro de Bond, James Bond; (O Db5 estreiou nas telonas em 1964 em Goldfinger, como o carro do agente mais famoso do cinema; voltaria em Thunderball de 1965 e Goldeye de 1995)
Seu sucessor chega em 1967, o DB 6. Este encerra a parceria de Brown com os designer italianos responsáveis pelo corpo do DB4 GT e DB5 e marca também o inicio de uma era sinistra;
Aston Martin DB6 1969
As empresas de Brown sofrem uma série crise financeira;e a Aston é uma das divisões que mais sentem o duro golpe;Brown lançaria um último mito antes de se retirar da direção da empresa em 1972, o DBS.
Aston Martin DBS V8 1970
O DBS marca também o fim do 6 cil e o nascimento do 5.3 L V8, que se tornaria marca da AM pelos próximos 20 anos; do DBS surge em 1975 o AM V8 Vantage
Aston Martin V8 Vantage 1987 ( usado em 007- Living Day Ligths)
Em 1989 a Aston Martin é vendida a Ford, que decide resgatar a série mítica dos DB de 6 cil,trazendo em 1993 o DB7
Aston Martin DB 7
A Ford venderia a marca anos mais tarde para um grupo de investidores inglês, depois de revitalizá-la e criar sonhos como DB7 V12, DBS, Vanquish V12;
A essa altura pode perguntar: e a Lagonda?
a Lagonda seguiu criando carros luxosos e exóticos nos anos 70,porém mais como modelo da Aston do que como marca, o Lagonda sedã é um exemplo. usava o mesmo motor 5.3 L V8 do DBS e uma parnafenália eletrônica(como painel digital por ex) que somente 2 decadas depois seria mais difundida;
Aston Martin Lagonda 1975
Porém a Ford ao adquirir, engavetou o nome Lagonda, passando para a história uma das marcas mais requintadas;
Sir David Brown faleceu em 1993, mesmo ano de nascimento do DB7; 7 anos depois as empresas de sua famila foram vendidas a Textron Inc;
Mas a contribuição mais importante de sua vida de fato,lhe custou míseras 52 mil libras...
Nenhum comentário:
Postar um comentário